
Narrativa visual-tipográfica criada exclusivamente por meio de fragmentos verbais e visuais de anúncios publicitários publicados em revistas brasileiras durante as duas primeiras décadas da República, de 1889 a 1910. Uma articulação livre executada a partir de material exclusivamente documental em torno dos valores de progresso materializados nos produtos e serviços oferecidos para o consumo da elite letrada do Brasil de então.
Ao realçar matéria-prima pouco utilizada, o livro busca iluminar novos ângulos de um período chave da história do país, no qual a jovem república se lançou na busca por uma modernidade desbragadamente calcada em modelos europeus, com resultados que tangenciavam tanto uma dimensão cômica ridícula — como a oferta de impermeáveis de lã inglesa e um descontrole completo no uso de termos em francês — quanto aspectos profundamente trágicos, já que é difícil encontrar outras manifestações do período nas quais o embranquecimento da população como meta apareça de modo tão escancarado, sem disfarces.
O livro é fruto de exploração realizada no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP dentro de seu programa de pesquisas.
baixe
compre

112 páginas
21 x 27 cm
lombada aparente com cola na terceira capa
Publicações BBM
2025
BDA - PRÊMIO BRASILEIRO DE DESIGN (2025)









