denovo_header.png

6 livros, 16 páginas cada

22,8 x 22,5 cm

impressos em papel offset 150 g e encadernados à mão com costura tipo panfleto 

4 facas especiais de vinco

embalado em envelope de plástico bolha transparente

Lote 42

2017

Diversos livros já exploraram o efeito causado pelo uso deliberado de dobras inusitadas em suas páginas. Na maioria dos casos, trata-se de narrativas visuais que se completam ou se alteram à medida que o leitor manipula as folhas vincadas.

 
De Novo é mais um deles. 


Ao mesmo tempo, porém, talvez não o seja. Pois seu ponto de partida não é exatamente a brincadeira do vira/desvira (ainda que às vezes ela surja), mas sim qual o impacto no processo de confecção de um livro, caso se alterasse aquele que é um dos atos essenciais da leitura: o de virar a página. Virar a página, avançar rumo ao desenrolar da história, ultrapassar aquilo que foi lido. De tão impregnada em nossa cultura, a ação tornou-se expressão idiomática, e enquadramos como “página virada” um assunto concluído, além de qualquer episódio ou pessoa do passado que deixamos pra trás. 


Mas e se, ao virarmos uma página, o conteúdo anterior não desaparecesse por completo? E se algo sobrasse? Não aceitasse ficar pra trás, insistisse em permanecer? Quais problemas e possibilidades nasceriam na execução de um livro? E em sua leitura? Dessas perguntas nasceu este livro. Ensaiando respostas em seis diferentes possibilidade expressivas de se construir uma narrativa impressa: fotografia, texto, desenho, colagem, diálogo e cor/pictogramas. Com embalagem de plástico bolha e tiragem limitada, De Novo conta com encadernação manual para cada um de seus seis cadernos. 

compre

LATIN AMERICAN DESIGN AWARDS - PERU (2020)

BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN GRÁFICO - BRASIL (2019)

BDA BRASIL DESIGN AWARDS - BRASIL (2019)

PRÊMIO LITERÁRIO DA BIBLIOTECA NACIONAL - BRASIL (2018)

denovo_slider01.png
denovo_slider02_01.png
denovo_slider03_01.png
denovo_slider04_01.png
denovo_slider05_01.png
denovo_slider06_01.png

'De Novo' Gustavo Piqueira.

Como superar algo que parece impossível? Como lidar com uma história que insiste em se misturar com outra? Designer de livros nada convencionais levanta estas questões em novo projeto, que subverte o mais corriqueiro dos atos [...]

Publicado no O Globo, em 17 de março de 2018.

Livro explora as dobras inusitadas das páginas

Publicado na Rádio USP, em 05 de outubro de 2018.

Dois livros de Gustavo Piqueira para chacoalhar as crianças.

Publicado na Folha de São Paulo, em 21 de setembro de 2018.

De Novo, para ler,virar a página e reler.

Publicado no jornal A Tribuna, em 15 de maio de 2018.